Você quer aprender a fazer um bolinho de chuva perfeito? Com essa receita simples e rápida você descobrirá como fazer bolinho de chuva sem encharcar, estourar ou ficar cru.
Assim, fazendo a nossa receita hoje mesmo você verá como é fácil preparar um delicioso bolinho de chuva! Primeiramente, veja algumas curiosidades dessa saborosa iguaria que provavelmente você não conhecia.
Curiosidades sobre o bolinho de chuva
Bolinho de chuva é um alimento típico da culinária brasileira. É uma massa frita, e pode até ser recheada com carne moída e servida com molho de tomate. Além disso, ele é um prato muito popular entre os brasileiros, e você pode encontrar em quase todos os restaurantes.
A importância na culinária brasileira

Além disso, é um alimento típico muito populares entre as crianças. Geralmente, as pessoas os servem como aperitivo ou lanche e fazem à base de farinha, leite e ovos.
No entanto, existem diversas variações deste prato, que incluem outros ingredientes como queijo, carne ou frutas.
Onde foi criado o bolinho de chuva?
Por conseguinte, a origem dos bolinhos de chuva é incerta, mas acredita-se que eles sejam derivados dos bolos de fubá, um prato típico da culinária nordestina.
Além disso, outra hipótese é que esteja relacionado a um prato português chamado “filhós”, que é feito à base de farinha, água e açúcar. De qualquer forma, são um prato bastante antigo e já faziam parte da culinária brasileira desde o período colonial.
Contudo, no Brasil, os bolinhos de chuva ganharam popularidade nas décadas de 1940 e 1950, quando eram vendidos nas ruas pelos ambulantes.
Assim, com o tempo, foram se tornando cada vez mais populares e hoje em dia são encontrados em diversos estabelecimentos comerciais, desde lanchonetes até restaurantes sofisticados.
Utilidades
Além de serem deliciosos, eles também possuem diversas utilidades na culinária. Inicialmente, alguns servem simplesmente com café ou chá, mas outros também combinam bem com sorvetes ou outros doces.
Além disso, também podem ser usados como ingrediente em receitas mais elaboradas, como tortas ou pavês.
Os bolinhos são um prato versátil e muito apreciado pela população brasileira. Sua popularidade pode ser atribuída à sua simplicidade, versatilidade e delicioso sabor.
Nesse caso, sem dúvida alguma, o bolinho de chuva fofinho é uma iguaria indispensável da culinária brasileira!
O que precisa para fazer bolinho de chuva?
No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em como fazer bolinho de chuva redondinho e firme, pois acabam encharcando a massa.
Sendo assim, para evitar esse problema, separamos 5 dicas de como fazer bolinho de chuva passo a passo!
Receita de bolinho de chuva -Ingredientes

Primeiramente, para fazer a massa do bolinho de chuva, você precisará de:
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de manteiga ou margarina
- 2 colheres (sopa) de leite
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó químico
Modo de preparo
Inicialmente, em uma tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Posteriormente, adicione os ovos e o leite, misture bem até obter uma massa homogênea. Reserve.
Finalmente, abra a massa sobre uma superfície lisa enfarinhada e corte com um cortador redondo ou use uma faca para fazer os bolinhos.
O que fazer para o bolinho de chuva não encharcar – Dicas

A receita de como fazer bolinho de chuva sem encharcar é super simples e você pode fazer isso rapidamente seguindo estas dicas:
- Primeiro, coloque a farinha numa tigela e adicione o açúcar, o fermento e a baunilha. Mexa bem até misturarem bem.
- Adicione os ovos um a um, batendo bem após cada adição. Você deve obter uma massa leve e homogênea.
- Em seguida, adicione o óleo aos poucos, sempre batendo bem até que esteja completamente incorporado na massa.
- Depois, acrescente o leite morno e mexa bem até obter uma massa lisa e consistente.
- Além disso, cubra a tigela com um pano limpo e deixe descansar por 30 minutos para que a massa possa crescer um pouco.
- Por fim, modele os bolinhos utilizando uma colher de sopa para pegar a massa e outra para colocá-la na água fervente (lembre-se de untar as mãos com óleo para evitar que a massa grude).
Dicas para não estourar o bolinho de chuva ou não ficar cru
Porque o bolinho de chuva estoura
Isso acontece por pelo menos 3 motivos, que são: Massa mole demais, panela muito pequena e excesso de recheio.
Assim, quando fazê-los, certifique-se de usar uma panela grande o suficiente para que os bolinhos não fiquem super apertados. Nesse caso, isso ajudará a evitar que eles estourem durante o cozimento.
Além disso, outra dica para evitar que eles estourem é não colocar muito recheio em cada um. Além disso, a massa não deve ficar muito mole. Assim, encha os bolinhos apenas até a metade e depois coloque-os na panela.
O que fazer para o bolinho de chuva não ficar cru por dentro?
A massa do bolinho de chuva pode ficar crua se não for bem preparada. Para evitar que isso aconteça, siga as seguintes dicas:
- Não abra a massa com o rolo.
- Além disso, não deixe o óleo muito quente, apenas aqueça, caso contrario a massa ficara crua.
Como fazer o recheio do bolinho de chuva
O recheio é feito com uma massa de chocolate e creme de leite. Nesse caso, a massa é derretida e depois misturada com o creme de leite até ficar homogênea.
Primeiro, derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Enquanto isso, amasse o cream cheese até ficar bem liso. Depois, misture os dois ingredientes até ficarem completamente incorporados. Por último, coloque a massa em uma sacola de confeitar e recheie os bolinhos.
Conclusão

Concluindo, agora que você já sabe como fazer a massa do bolinho de chuva, é hora de colocar a mão na massa! Assim, esperamos que essas 5 dicas tenham ajudado você a como fazer bolinho de chuva tradicional sem encharcar, ficar cru por dentro ou estourar.
Contudo, se tiver alguma dúvida, poderá deixar um comentário ou entrar em contato conosco diretamente.
Sinta-se a vontade para também compartilhar esta receita com seus amigos se assim desejar!